terça-feira, 25 de setembro de 2007

A Alquimista está chegando...

Depois de uma semana de cerveja, doideira, abstinência, mais doideira e posts ocultos....finalmente resolvi descansar. Viajei para ver a família....fui a Ipiaú. Como toda cidade pequena que se preze...ela continua do jeitinho que eu deixei...agora com menos conhecidos, tendo em vista que a maioria dos meus amigos foi embora pra outros cantos. Mas ainda assim, consigo me sentir bem ao passar pelos bares da cidade, pela pracinha onde fui "criada" e ver aqueles amigos, heróis da resistência, que ainda vivem por lá. Parar para lembrar das "aventuras" de um grupo de adolescentes de roupa preta, coturno e maquiagem pesada, sempre acompanhados de um violão (ou vários) e um litro de qualquer coisa. Mais interessante ainda...ver seus amigos olharem pra você hoje em dia e rirem da sua cara porque você está de vestidinho branco, como uma mocinha exemplar (coisa que nunca fui...). E você ri com eles...porque enquanto você está de vestidinho branco, alguns se renderam ao conformismo e outros já estão com filho pra criar. Dificilmente repetiremos aquela cena de cerca de 10 adolescentes numa praça de madrugada, bebendo, tocando violão, cantando enlouquecidamente e rindo muito. Saudades...
Mas Ipiaú continua lá...e minhas lembranças também. E mesmo com todo silêncio naquelas ruas...ainda tenho um enorme prazer em me arrumar, sair de casa sozinha e ir visitar a primeira casa de amigo que aparecer no caminho. Assim o fiz...e fui parar na casa do meu primo Bráis. Lá fui eu, entrando nostalgicamente naquele quarto de cores quentes e "revolucionárias", me torcendo para não pisar nos seus desenhos feitos a caneta "Bic" e betume....espalhados pelo chão. Depois de um longo abraço, deito na cama e abro o bico numa conversa de aproximadamente duas horas. Lá vou eu contando um pouco de tudo que tem acontecido com a Colombina, inclusive sua agoniante história com o Arlequim, da qual o Bráis já havia sido previamente informado. Após ouvir a história um pouco mais detalhada...sua opinião mudou. Ele já não via tudo como antes e diz: "É preciso ser Alquimista! Tranformar chumbo em ouro!". Imediatamente franzi a testa, imaginando o quão impossível me parecia transformar a história da Colombina e do Arlequim em algo valioso e belo....e pior, fazer isso durar pra sempre. Mas depois de alguns minutos, passei a concordar com ele. Concordei que eu devia pegar aquela história bruta, separar o que havia de mais belo e puro nela, e cuidar... guiar aquela história para o caminho que a transformaria na realização de um final feliz. Era só uma questão de cautela... ser um Alquimista, que sabe o que faz, mas nem por isso deixa de agir com cuidado. Pegar o que há de belo num sentimento inseguro e aos poucos transformá-lo num sentimento firme. Mas acima de tudo...estar preparado para qualquer resultado.
E foi com essas palavras que peguei o ônibus de volta. Foi com essas palavras que deixei a cidade de Ipiaú, deixei a família, deixei o que sobrou dos amigos e voltei para o meu mundinho...cotidianamente falando. Fazendo o de sempre, pensando o de sempre....vivendo o de sempre. Mais segura, nem que seja pelos próximos dias.





4 comentários:

Erika disse...

eu acho assim...nem sei oq comentar..pq to sem inspiração,so sei que nada sei ...e que alquimiestas sao legais...eles acreditam na lei da reciprocidade..tipo...tudo oq vc deseja pro outro volta pra vc...tudo oq vc faz, vc recebe de volta...aquela historia q vc colhe oq planta.Isso segundo um amigo meu ai...mas enfim...os alquimistas estao chegando , estao chegando os alquimistas...laralal ♪

Viviane Heleno disse...

UAU.
é, enfim, como diz a Srtª ai encima, a lei da reciprocidade está valendo. Espero que o que veio com você, permaneça contigo por muito mais tempo do que queira. Sei lá, às vezes essa história de Colombina, Alquimista e personagens enigmáticas, tenha um fim surpreendente.
acho que é isso. :)

Patinho Feio disse...

Toda dica de um um bom filme brasileiro é válida!
Pode ter certeza que assistirei.
Falando nisso, vi "O que é isso companheiro?" hoje. É bem interessante.

E sobre Collor...
A crise econômica é do conhecimento de todos, mas há detalhes que até a própria história esconde.
Dificilmente você vê alguém dando importância a este assunto.

E eu não sei se você não estava acessando ou não.
Mas que bom que apareceu.
Sou fã do post da Sinuca.
Qualquer dia posso postar ele no meu?
HAHA

beeijo. ;**

Anônimo disse...

ow Lai,
adorei o texto
agora pelo amor de deos

se vc conseguir realmente a formula da alquimia me ensine...me ensine super....

vc sabe o qto tô precisando

te adoro minha branca!!