domingo, 2 de março de 2008

NÊGO, TEU CABELO É CACHEADO, MAS É DURO! Ou A PELEJA DE LUÍZ.

Num belo dia de domingo, a Colombina encontra um amigo que conheceu em uma de suas andanças espetaculares. E se preparam pra uma conversa que se iniciaria assim:


O Halisson diz:
êita colombina! rs
Colombina diz:
helloooooo
Colombina diz:
pega ela aí
Colombina diz:
pega ela aí
Colombina diz:
pra que?
Colombina diz:
pra passar batom
Colombina diz:
quer cor?
Colombina diz:
de violeta
Colombina diz:
na boca e na buchecha
Colombina diz:
uhu
O Halisson diz:
¬¬_ sim.. Luis Caldas...
O Halisson diz:
huahahah
Colombina diz:
hehehe....me amarro!!!


Deste magnífico diálogo, surge então a história fantástica desde pioneiro da musica baiana, contada em capítulos envolventes por "halissondjo":



NÊGO, TEU CABELO É CACHEADO, MAS É DURO! Ou A PELEJA DE LUÍZ.



Pois é, era uma primavera de 1989...
..o Sol, estava com cara de verão, quando nessa bela manhã eis que me chega uma imagem.. Tratava-se da capa do disco "Fricote" de Luíz Caldas, numa resolução de 1280X820, ou algo parecido....
Instantes depois (ou seria em questão de segundos) a Bahia toda canta as mesmas músicas em unísono, o que faz com que as canções pareçam hinos...
Surge um ídolo num caminhão gigante, e suas caixas de som, que fazem a música reverberar por várias avenidas. Era apelidado pelo nome carinhoso de "trio elétrico"(aliás o nome deriva dos dinossauros do carnaval Dodô, Osmar, e Armandinho, apelido dado graças à maneira contagiante com a qual eles tocavam as marchinhas de Cabral.. à maneira "élétrica" com a qual o faziam..). Sim, um ídolo, que mas parece um cruzamento de Jimmy Hendrix com Janis Joplin em plena aldeia hippie de Camaçari-Ba.
Sim, era menino e nasceu para louvar a Bahia, para louvar a baianidade, que é algo lindo e que todo baiano nascido na bahia tem.. (momento caetano e gilberto..).
Nasceu para louvar a nêga, mas não é qualquer uma só as do cabelo duro...
"Luiz.....cabelos emaranhados, pés descalços, em cima de um caminhão roots, com caixas de som em cima.....cantando Tieta do Agreste....e o povo correndo atrás do pioneiro trio elétrico.
Montando um cenário mais surreal seria algo como: "...e então surge ele levando várias e várias pessoas a seguirem-no, tal qual súditos a seguir um semi-deus, semi-homem, semi-índio, pelas ladeiras e avenidas da capital soteropolitana de uma maneira ao mesmo tempo natural e fortuita era ele mesmo, que dormiu Luizinho do picolé capelinha , e acordou Luiz Caldas,
Luís Lazareno Leôncio Leonildo Leôni Lenine Caldas, traspirando baianidade para os irmãos soteropolitanos, envolvendo-os numa densa camada de timbres acordes e sem sons gulturais
esse semi-índio, (vide o briquinho de pena na orelha direita).
Saído ainda feto da aldeia dos tupuarã, (mesma terra de silvano da silva solon salles) presencia o primeiro carnaval, em 1572, puxado por Armandinho, Dodô e Osmar, os dinossauros da bahia...que ainda tem participação especial de Pedro Alvares Cabral tocando guitarra, afinal essa folia toda vinha lá de portugal, pois de lá só vinham presos e condenados, então tinham de comemorar aqui, o que poderia ser uma espécie de alforria.
As primeiras festas na verdade começaram nas caravelas, 5 dias depois que cabral chegou a praia de piatã (no boteco do Chico Índio pra ser mais preciso!). Ele chamou algumas índias para uma festa nas caravelas depois de embebedou-as, afinal depois de encher as bichinhas de água, segundo o pensamento de Seu Cabral, ficava mais divertida a festa nas suas dependências.


...Será que os índios finalmente puderam conhecer as dependências das embarcações? O que terá acontecido a Luiz? E o que foi feito do E.T.?? (ops! isso faz parte dos outros capítulos!)


CONTINUA...

10 comentários:

Sr.Farsante disse...

kkkkkkkkkkkkkk
que gente sem noção é essa que entrou em minha vida.
são do tipo de amigos que mais gosto.
o texto ta massa e gostei tanto que to indo no discografias do orkut pra baixar um cd de luiz caldas.

Cobra com Pavão disse...

pow, curti d+ a formatação!! amei msm, tu merece um bj na boca.. rsrs
sem mais delongas...
ficou ducarálius!

Anônimo disse...

Laiii! hahahahahaha... q moment inspirado foi esse? hahaha
Muito bom o texto, comecei acreditando que era uma coisa séria... como pude pensar isso? hahahaha
Adoro seus textos, e este ficou MASSA!
BjuuL*

Anônimo disse...

Bom

eu só tenho a dizer que, estou ansiosa pelos proximos capitulos... e tb que qdo vc tiver mais dessa droga q vc ta usando pra ter idéias mirabolantes... me passa pra eu experimentar!!

Erika disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nota mental : meninos , eu vi.

rsrs

Laísa disse...

pow galera!!!
o Mérito eh de Halisson...
a mente brilhante aqui é dele.

eu só fiz postar!

Unknown disse...

Existe uma Mulher
Que me navega
Provocando ondas
Em minha rotineira calmaria

Hormonificado fico
Só de pensá-la comigo
Adentrando seus mares
Aportando meu navio

Encontro de opostos
Água e fogo
No cio, o pavio
Na poesia, a chama

Chama que é mar
Como o sol derrama
Sobre as águas salgadas
Suor, saliva, e emoções

Mares naturais
Amores tropicais
Sua língua, meu cais...
Cais sobre mim assim

Entre as ondas
Dos versos
Em chamas, areais,
Gramados...
E camas.

Netto Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Netto Nunes disse...

Branca do cabelo liso...

As vezes imagino, será q tu veio de Saturno tbm?? rsrs

Prazer conterrânea!!BJOO Lai (mesmo só postando) ficou maravilhoso como sempre!!

Amanda disse...

Rpz, pra começar eu quero dizer que passei horas me perguntando se o nome dele era essa invenção fantástica sua ai.
rs.
Eu pensava e falava pra mim "porra, com esse nome parece que a mãe dele adivinhou"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vem cá, me disseram que ele é de Itabuna
o.O
Será?